quinta-feira, 28 de julho de 2016

Dicas para layout de e-commerce

Ainda mais importante do que a beleza, o layout de uma loja online deve ser direto ao ponto e fazer com que o consumidor passe pela etapas de checkout rapidamente. Você pode até ter um e-commerce legal, com um design incrível, mas se o processo de compra for complicado, o consumidor irá fugir da sua loja na mesma velocidade que o Papa Léguas foge do Coyote.

Para evitar que isso aconteça, separamos algumas dicas que podem te auxiliar na hora de montar (ou redesenhar) o layout da sua página. Veja só:

1. Deixe a barra de busca sempre em destaque
Essa dica é simples e extremamente valiosa. Quando um cliente entra na sua loja inclinado a comprar determinado produto, o caminho óbvio dele será fazer uma pesquisa na barra de busca. Por isso, essa barra deve estar em destaque na página principal exemplo: https://www.hiperpetmix.com.br/loja/ 



Uma barra de busca visível e atraente também será útil para manter por mais tempo no site aqueles usuários que entraram nele sem necessariamente ter um produto específico como foco de compra. Pense nisso na hora de montar seu layout!

2. Deixe os consumidores filtrarem a busca
Você entrou num site qualquer de vestuário, viu uma camiseta incrível e decidiu comprá-la. Na hora de colocar o produto no carrinho, no entanto, você descobre que aquela camiseta está esgotada no seu tamanho. Frustrante, né? Pois é, isso acontece bastante. Para evitar esse problema, é importante permitir que o cliente consiga filtrar seus resultados (veja abaixo como a Agster faz isso com bastante propriedade).





A medida que você disponibiliza essa alternativa de filtragem, é essencial também que o consumidor consiga fazer o caminho inverso. Por exemplo: você selecionou filtrar por camisetas da Adidas da cor azul e tamanho G. No entanto, se você mudar de ideia e quiser escolher outra cor, a barra de resultados deve permitir que você troque o azul pela nova cor desejada.

3. Se itens estiverem fora do estoque, deixe isso claro

Igualmente frustrante é se animar com determinado produto e só depois na hora de efetuar a compra descobrir que aquele material estava fora de estoque. Nessas horas é importante se colocar na pele do consumidor, já que ninguém gosta de se animar com a possibilidade de adquirir um novo bem e depois perceber que aquele item nunca esteve disponível. Pensando nisso, coloque na sua loja o aviso de produto esgotado caso algum item esteja realmente fora de estoque (veja o exemplo abaixo da loja iluminação Led Aqui):


4. Seja claro quanto ao frete, formas de pagamento e envio
Outra experiência frustrante é colocar o produto no carrinho, fazer todos os passos do checkout e descobrir só no final que aquela mercadoria possui frete. Aqui o problema nem é o valor extra da entrega, mas sim que o cliente está esperando pagar por um preço X e acaba sendo surpreendido no final. Para evitar esse tipo de surpresa desagradável, é recomendado ser claro quanto ao frete (se existe e de quanto vai ser) desde o início do processo de compra.

Primeiro de tudo: se você oferece frete grátis (em qualquer compra ou acima de um determinado valor), fale isso direto na página inicial do site.


Gostou da Dica!!! Segue ai.



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